«A deficiência <br>e o (no) exercício <br>da profissão docente»
A Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, acolhe, no sábado, 21, o Encontro Nacional «A deficiência e o (no) exercício da profissão docente», promovido pela Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e pelos sindicatos da Fenprof.
A sessão de abertura, às 10.30 horas, conta com as intervenções de Ana Simões (Fenprof) e Jorge Silva (CNOD). Seguem-se, às 11 horas, as conferências «O professor cego: pedagogia e suplência multissensorial», com Deadato Guerreiro, «Tecnologias acessíveis e de apoio em contextos educativos», com Francisco Godinho, e «Estudos internacionais sobre docentes com deficiência – Revisão da literatura», com Paula Campos Pinto e Patrícia Neca. A manhã termina com um debate, às 12.30 horas.
Depois de almoço, às 14.30 horas, os docentes Ana Paula Figueiredo, Carla Balado, Isabel Camalhão, Joaquim Cardoso, Joaquim Lagartixa e Lurdes Gonçalves darão o seu testemunho sobre as dificuldades para aceder às condições indispensáveis.
Depois de um outro debate, às 16 horas, Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, José Reis, presidente da CNOD, e José Madeira Serôdio, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), farão as intervenções de encerramento do Encontro.